sexta-feira, 18 de junho de 2010

DISCOGRAFIA - Mountain, por Bruno Gallo

Eis um grupo não tão conhecido por alguns roqueiros e que por mim é extremamente adorado: o Mountain. O primeiro atributo da banda a me chamar a atenção (além do principal, que é o de ser uma autêntica banda de classic rock fundada em 69) foi o de serem um “power trio”. De alguma forma, isso sempre atraiu ainda mais o meu “olfato” de músico. Sempre tive a impressão de que o peso de um power trio costuma cair nas costas de quem vai cantar, tocar guitarra acaba se tornando um desafio maior, o baixo deve estar mais presente, a fúria deve tomar as baquetas do baterista, enfim... nós começamos assim!


O grupo de Chicago inicialmente era formado por Leslie West na guitarra, Felix Pappalardi no baixo e Corky Laing na bateria e, com essa formação, participaram do festival Woodstock de 69, porém não se sabe de registro algum da banda no evento! Como costumava dizer o Robert Plant, “it makes me wonder.”!


O segundo atributo do grupo que também me chamou a atenção e condiz com a nossa realidade é o gosto pelo som exageradamente alto. De um ângulo o vocal é rasgado e a guitarra é alta e crua, por outro o baixo troteia e por fim a bateria é majestosamente esmagada. Por esses motivos, o baixista Pappalardi acabou tendo problemas de audição (Rodolpho, espero que você não passe pelo mesmo!), mas isso não implicou no fim da banda, posteriormente Steve Knight assume os teclados e a banda segue a todo vapor.


Finalmente, o terceiro atributo, e não menos importante, é o fator “front man” gordo, guitarrista, vocalista e esquisito. Talvez por isso o Mountain não tenha conseguido alcançar o sucesso merecido, talvez não, mas o fato é que geralmente, ou quase sempre, um “front man” bem sucedido, deve ser no mínimo bonito, fotogênico e que faça boas poses de forma natural, além das suas virtudes musicais. Não quero aprofundar nesses assuntos mercadológicos por enquanto. Por não se encaixar nesse padrão mercadológico, pelo lirismo agressivo de sua interpretação musical e pela maestria com a guitarra, Leslie West se tornou instantaneamente meu ídolo e, de certa forma, me incentivou a tornar tudo aquilo que antes era complexo em algo ínfimo.


Durante um certo período, para ser mais específico, no início dos anos 70 foi formado um projeto paralelo ao Mountain, o West, Bruce & Laing, formado pelo mesmo guitarrista e baterista do Mountain e de mesmas raízes: o blues, o hard rock e aquilo que viria a se tornar o metal.


A banda ainda se apresenta pelos E.U.A. e seu último trabalho lançado foi em 2007, o Masters of War, disco feito praticamente inteiro em homenagem ao ídolo de Leslie West, o Sr. Bob Dylan. Esse disco conta com versões no mínimo inusitadas de “Blowin’ in the wind”, “Mr. Tambourine Man” e “Like a rolling Stone”.


Leslie West ainda segue como "front man" do grupo e, é instigante como ele tem se desenvolvido ao longo dos anos... é claro que a tendência de quem se dedica é essa mesma, mas se ouvirem seus trabalhos solo entenderão o que falo.


Eu tenho o costume de sempre baixar o primeiro e o último disco lançados pelas bandas que não conheço, mas posso assegurar que todos esses que posto agora constituem trabalhos maravilhosos. Algumas letras muito inspiradoras, como na “For Yasgur’s farm”(feita em homenagem à fazenda onde ocorreu o Woodstock), riffs eletrizantes, como no hit “Mississipi Queen” e melodias encantadoras, como uma das minhas favoritas, a “Theme for an imaginary western”. Se você já conhece, “YOU KNOW WHAT I MEAN!”, se não conhece, essa é a minha primeira indicação no blog!





Site oficial da banda: www.mountaintheband.com


                                              CLIMBING! - 1970


NUNTUCKET SLEIGHRIDE - 1971
                                                        


FLOWERS OF EVIL - 1971
                                                      


THE ROAD GOES EVER ON (LIVE) - 1971
                                             


TWIN PEAKS - 1974
                                                    

                                  AVALANCHE - 1974


GO FOR YOUR LIFE - 1975
                                                     


MAN'S WORLD - 1996
                                    


HIGH - 2002
                                       
(link para download em breve)


MYSTIC FIRE - 2002
                                                     


ERUPTION - 2004
                                                    
senha: Zinhof


MASTERS OF WAR - 2007
                                            





                                                                           


2 comentários:

  1. não seria melhor colocar uma divulgação boa da banda que dá nome ao blog? só achei o myspace perdido na programação do festival, existe em outro lugar?
    boa sorte aí.
    israel

    ResponderExcluir
  2. Banda talentosa e cheia de energia e atitude! Foda. Essa banda, mais o Wishbone Ash e Ten Years After são tesouros escondidos!

    ResponderExcluir